Evite que arquivos PNG enormes deixem seu site lento

Ninguém gosta de esperar hoje em dia. Muitas pessoas desistem de acessar alguns sites por causa do tempo de espera para carregar a página. Quanto mais imagens e mais pesadas elas forem, mais lento ficará seu site.

O que é compactar imagem?

Compactar uma imagem quer dizer reduzir o peso dela (tamanho do arquivo), é também chamado de otimização de imagem para web.  Isso é uma boa prática para as imagens que você hospeda em seu site, pois com imagens mais leves, o carregamento da sua página é mais rápido.

Veja aqui algumas opções para o ajudar a ficar com ficheiros de imagens mais leves, sem perder qualidade.

Compressor.io é uma poderosa ferramenta online para reduzir drasticamente o tamanho de suas imagens e fotos, mantendo uma alta qualidade sem quase nenhuma diferença antes e depois da compressão.

O Kraken é um conversor online, muito indicado para otimização de imagens que se destinam a websites. É muito rápido, gratuito e permite escolher entre compressão lossy e lossless. Possibilita o upload ilimitado de imagens. É compatível com Chrome e Firefox, convertendo ficheiros PNG, JPEG, SVG e GIF.

O Optimizilla é um rápido conversor online que tem duas particularidades interessantes: fazer o uploadaté de 20 imagens de uma vez e controlar a redução da qualidade. Tem uma opção que permite ao utilizador selecionar, numa escala de 1 a 100, de que modo é que quer ver a qualidade reduzida, mostrando uma pré-visualização da imagem. As imagens depois podem ser descarregadas separadamente ou num ficheiro ZIP.

O TinyPNG é uma ferramenta online muito fácil de usar, muito boa no que toca a comprimir sem perder qualidade de imagem. Suporta ficheiros JPEG e PNG. Por cada conversão, pode comprimir até 20 ficheiros, com um limite de 5 MB por ficheiro. As fotos podem ser descarregadas diretamente num ficheiro ZIP ou enviadas diretamente para a Dropbox. Tem uma funcionalidade paga que dá plugins para WordPress e Photoshop.